quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

As unhas podem alertar perigos à saúde.


  As unhas também podem indicar um problema de saúde. Além de problemas dermatológicos, elas também podem revelar males internos.
  Uma alimentação saudável, rica em proteínas, cálcio(carne, peixes, ovos), vitamina A(fígado, batata-doce, cenoura, espinafre), são fundamentais para se ter as unhas bonitas e mais fortes.

Veja algumas das doenças:

Distrofia Catenular: cristais e depressões na unha, o que dá a impressão de está sempre enrugada. FIQUEM ATENTAS ! Em jovens e pessoas de meia idade pode indicar alterações do colesterol, e, ou distúrbios da glândula tiróide.

Unha Bicolor: unha metade vermelha, metade branca. A meia-lua branca ou lúnula desaparece, às vezes, o que pode ser sinal de baixa de proteínas no sangue ou problema nos rins.

Unha Descamada: muitas pessoas têm. Em suma, pode ser causada pelo uso excessivo de esmaltes.

Unha Fofa: doença causada pela ação de fungos ou leveduras, contraídas através da umidade, contanto com a terra, animais ou portadores do fungos.
 A retirada da cúticula facilita a contração da doença.

Unha Frágil: na maioria, os responsáveis pelas unhas frágeis são os sabões, detergentes, esmaltes. A pessoa diabética ou desnutrida tem tendência a ficar com as unhas frágeis.

Unha Ondulada: acabamentos transversais indicam que houve uma parada adupta do metabolismo do corpo. Também podem ser indicação de diabetes
ou insuficiência renal.


Portanto, vimos alguns tipos de doenças das unhas que podem ser muitas vezes o termômetro que indica um problema de saúde.

De forma geral:
unhas sem cor podem indicar anemia;
unhas amareladas podem ser sinal de diabetes;
unhas com uma metade branca e a outra vermelha, podem  ser sintoma de doenças renais.

Fiquem em alerta! E em caso de dúvidas não deixem de consultar seu médico ou dermatologista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário